Missionário Cleber Balaniúc - Carta de Setembro



Projeto Sementes
Cape Town – África do Sul
“...eis que o semeador saiu a semear.” Mateus 13:3b
Pr. Cleber Balaniúc
cleberbala@solarengenharia.com.br

Cape Town, 06 de setembro de 2007

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13

Como passou rápido o mês de agosto, cheguei de Moçambique no domingo passado. Quero iniciar agradecendo as orações pela viagem e pelo trabalho, foi um tempo muito abençoado. Nesse período pude entender um pouco mais Fil. 4:13, pois só o Senhor para fortalecer os nossos missionários naquele campo, um local com dificuldades em várias áreas, muitas doenças. A AIDS tem proliferado de uma forma espantosa, mas aonde o evangelho é pregado, vidas estão sendo transformadas pelo poder do Senhor.
A maior parte da viagem fiquei na Cidade de Beira, na residência do Pr Afonsil e Dalva Flores, missionários da MIAF(Missão Para o Interior da África), amigos de longa data, de Campo Grande/MS (primeira foto). O objetivo foi dar apoio ao trabalho que eles estão realizando junto à comunidade de Beira. No período que ali estive encontrei com vários missionários, participando de duas reuniões de oração com missionários brasileiros. Foi um bom tempo para conhecer o trabalho que tem sido realizado naquele país.
Na última carta que comentei sobre duas viagens que faríamos para o interior do país, Quelimane e Nampula, onde seriam realizados dois seminários, mas não foi possível por falta de verbas. Em Beira estive pregando em algumas igrejas. Dentre essas igrejas quero destacar a Igreja Nova Aliança, no bairro da Manga, uma igreja de periferia muito pobre (terceira foto). No santuário não tinha nem energia elétrica, mas a alegria daquele povo nos envolvia de uma forma toda especial. Vários corais da igreja participaram, era um dia de festa, eles estavam recebendo a mãe do missionário Luciano de Azevedo (brasileiro – trabalha na igreja) que havia chegado do Brasil. Dançavam e cantavam com uma alegria que saia do coração. Senti-me muito a vontade para pregar naquela manhã. Depois do culto fomos convidados para o almoço na casa do pastor da igreja. Chegando lá algumas irmãs estavam preparando a refeição em pequenos fogareiros a carvão. Foi um banquete, para eles é muito importante receberem bem as visitas. Me senti parte da família.
Participei do Seminário da Mandioca realizado pelo Pr Afonsil e Dalva, com participação de 38 pessoas de 6 igrejas diferentes (A quinta foto). Trouxe um dos estudos numa das manhãs e auxiliei na parte prática. O Objetivo do Seminário foi o aproveitamento integral da mandioca. O povo local come a mandioca crua. Pela manhã iniciou-se com o estudo da Palavra, depois dividiu-se em dois grupos, um com o Pr Afonsil e o outro com a Dalva. O Pr Afonsil ensinou como tirar o polvilho doce, fazer a farinha e a maneira correta do plantio da rama da mandioca. A Dalva ensinou diversas receitas com a mandioca, tudo de uma maneira prática e de baixo custo. Acho que nunca comi tanta mandioca num dia, de diferentes maneiras... tapioca, guisado, bolinho doce, bolinho salgado, bolo... e outras. No final do Seminário vimos à alegria no povo pelo aprendizado, eles foram motivados a ensinarem outros. O Pr Afonsil e Dalva tem viajado pelo interior do país ensinando a Palavra de Deus e também sobre o Aproveitamento da Mandioca, pois é algo que tem em toda parte e o povo não sabe aproveitar – Tem dado o alimento espiritual e “ensinado a pescar o peixe”.
Quero deixar alguns pedidos de oração:
Pelo Pr Afonsil e Dalva Flores, para que o Senhor continue dando forças físicas e emocionais na continuação dessa obra.
Pela minha saúde, na última semana em Beira, não consegui fugir do mosquito, contraí a malária. Estou bem, mas ore pela recuperação completa.
No período que estive fora, entraram na minha casa (Cape Town), roubaram várias coisas, entre elas documentos do Brasil (RG, CPF....) e cartões de banco. Usaram o meu Credicard numa quantia alta. Entramos em contato com o Brasil, mas o Banco não quer ressarcir as despesas. Ore para o Senhor nos mostrar uma solução para esse problema.
Muito obrigado pela sua participação no nosso ministério. Que o Senhor continue abençoando sua vida. Um grande abraço.

Pr. Cleber Balaniuc

Nenhum comentário: